A nossa irmã mais nova (Filme)

A história centra-se no encontro de três irmãs, abandonadas primeiro pelo pai e depois pela mãe, com a sua irmã (apenas da parte de pai) mais nova, e no quotidiano familiar e social depois que a convidam para morar com elas quando ficou orfã de pai e mãe.

De uma grande sensibilidade poética é um filme para ver com tempo e disponibilidade para absorver cada momento, apreciar as excelentes interpretações, a fotografia, a banda sonora, as paisagens, os diálogos que retratam o quotidiano e a peculiaridade das relações familiares e humanas.

Não tenho visto muito cinema ultimamente mas gosto particularmente do cinema asiático. A publicidade na TV e o título deste filme, que passou há pouco tempo na RTP2 e ainda podem ver na RTPPlay, despertou-me a curiosidade e apenas isso me levou a ele, já que não o conhecia nem de nome, embora tente conhecer o que mostram alguns dos principais festivais internacionais de cinema como Cannes, Berlim ou Sundance.

O filme envolve-nos no quotidiano das questões familiares e na vida de Sachi, Yoshino e Chika e Sozu, as quatro jovens irmãs que passam a viver juntas, mas também aborda a morte, a doença, os ritos e tradições asiáticas, a beleza das paisagens japonesas e até a sua gastronomia, seguindo ao som de uma bela banda sonora. Aborda a complexidade da vida e a turbulência dos momentos difíceis de um modo sereno, tranquilo e natural, onde cabem tristezas e decepções, traições, e dificuldades, mas também alegria de viver, amor, beleza, altruísmo e sensibilidade.

Singularmente, belo, doce e poético.

Hirokazu Koreeda realizou esta história dramática sobre o amor entre irmãs, inspirado pela “manga” “Umimachi Diary”, de Akimi Yoshida.
Estreado em Cannes, em 2015, onde esteve em competição pela Palma de Ouro, foi de San Sebastián que levou o prémio do público para melhor filme. Colheu várias outras distinções em festivais internacionais, sobretudo na Ásia.

Realização: Hirokazu Kore-eda
Elenco: Haruka Ayase, Masami Nagasawa, Suzu Hirose, Ryo Kase

https://www.rtp.pt/play/p11667/a-nossa-irma-mais-nova

Um pensamento sobre “A nossa irmã mais nova (Filme)

Deixe um comentário