Querido diário

Caro Diário, no original, é um dos maiores clássicos do cinema europeu dos anos 90, um misto de comédia e documentário autobiográfico, realizado e interpretado pelo próprio Nanni Moretti.

O filme, que valeu ao cineasta o prémio de melhor realizador em Cannes em 1994, é talvez a sua obra mais popular.

Uma obra de mestre, que nos leva em várias viagens e que se divide em três partes. Na primeira parte viajamos de vespa por Roma, na segunda, a mais divertida, por algumas ilhas da Sicília, e na terceira o autor descreve os episódios que antecederam a descoberta de um linfoma.

As aventuras e emoções de Moretti enquanto percorre as ruas de Roma, descobrindo fachadas, indo ao cinema, visitando o lugar onde Pasolini foi assassinado, a sua peregrinação de médico em médico, o reconhecimento do drama que pode ser chegar a um diagnóstico, a sátira, as paisagens, a banda sonora, a genialidade deste grande homem do cinema, fazem deste filme uma preciosidade.

A RTP2 brinda-nos com frequência com algumas pérolas da sétima arte. Não tendo o mesmo encanto e magia do que assistir numa sala de cinema, antes isso que nada. Deleitem-se pois com “Caro Diário” que ainda podem rever na RTPPlay:

https://www.rtp.pt/play/p12346/querido-diario

Ficha Técnica:

Título original: Caro Diario
Realização: Nanni Moretti
Argumento: Nanni Moretti
Produção: Nella Banfi, Angelo Barbagallo, Nanni Moretti
Elenco: Nanni Moretti, Jennifer Beals, Renato Carpentieri, Giulio Base, Antonio Neiwiller, Marco Paolini
Fotografia: Giuseppe Lanci
Música: Nicola Piovani
Montagem: Mirco Garrone
Género: Comédia / Drama
Origem: Itália, França
Ano: 1993
Duração: 100 min.
Classificação: M/12

2 pensamentos sobre “Querido diário

Deixe um comentário