Parque Lumpini – Banguecoque

O Parque Lumpini é considerado o primeiro parque público de Banguecoque e na Tailândia. Um dos pulmões da cidade, um belo local onde podemos caminhar tranquilamente aliviando um pouco da intensa poluição da cidade. É muito procurado para atividades de lazer dos locais. Os mais velhos praticam Tai Chi, empresários, outros moradores e turistas fazem jogging, outros apenas relaxam no ambiente fresco. A flora e fauna são ricas mas a principal atração são mesmo os lagartos monitores que encontramos por todo o parque.

Um local convidativo, tranquilo, muito agradável. Uma mancha verde rodeada de arranha céus e com um enquadramento magnífico.

Banguecoque é uma cidade repleta de atrações e locais imperdíveis. Difícil mesmo é conciliar e planear tudo o que queremos ver se o tempo de que dispomos for pouco, ou relativamente pouco.

A nossa estadia em Banguecoque foi dividida em dois períodos distintos. Foi na parte final, no regresso do sul, que ficámos num Hotel cerca do Parque Lumpini e o visitámos. É na verdade um dos pulmões da cidade e um local muito aprazível, que dá gosto percorrer. Os lagartos são animais imponentes que causam alguma impressão, por andarem livremente pelo parque, mas parecem inofensivos.

No passado, além de um parque público para prática de exercícios ao ar livre, o Parque Lumpini também serviu como local para festas e danças de salão.

Agora é muito popular para pessoas que praticam atividades de lazer ao ar livre, como a prática de Tai Chi, jogos e música, aprendizagem de dança social ou leituras, ao ar livre ou na biblioteca.

Os caminhos ao redor do parque, totalizando aproximadamente 2,5 km de extensão, são uma área popular para corredores. É proibido fumar em todo o parque.

O Parque Lumpini é considerado o primeiro parque público em Bangkok e na Tailândia.

Locais do Parque Lumphini

  • Estátua do Rei Rama VI – A estátua do Rei Vajiravudh (Rama VI) foi construída em 1942 para comemorar a construção do Parque Lumpini.
  • Observação de pássaros – O parque é uma rica fonte de alimentos naturais e possui árvores de grande porte, tornando-se o lar de mais de 30 espécies de pássaros.
  • Smiling Sun Ground – é um local para atividades para pessoas com deficiência. Está repleto de recursos e possui estacionamentos especiais para deficientes físicos.
  • Bangkok Elder Citizens Club- é um lugar para os idosos se comunicarem, relaxarem, se exercitarem e treinarem.
  • Home of Hope – Um refúgio para crianças sem-teto.
  • BMA Apprentice School – Oferece aprendizagens em diversos tipos de empregos.
  • Biblioteca – Oferece livros e vídeos.
  • Centro Juvenil Lumphini – Oferece atividades desportivas como futebol, natação, basquete e dança e equipamentos desportivos para os associados.
  • Sri Thai Derm Food Center
  • Lago Lumphini – Uma das áreas mais bonitas do parque. Na década de 1960, no meio do lago ficava o antigo restaurante flutuante chamado Kinnari Nava, ou Península Internacional. Foi fechado devido a um incêndio.
  • Atividades de Dharma Budista – As atividades de Dharma Budista com monges budistas são realizadas no último domingo de cada mês.
  • Festival de Música – Um festival de música ocidental e tailandesa no parque é realizado todos os domingos, de janeiro a abril, das 17h30 às 20h.
  • Obras de arte.
  • Lagartos gigantes, lagartos monitor ou lagartos de água, vi as três designações e ainda Hia, como é chamado pelos tailandeses. São uma das principais atrações do parque. Podemos vê-los por todo o parque mas especialmente nas margens do lago, completamente à vontade, sem se importarem com a nossa presença.

O parque abre as portas das 5h às 21h.

Podem ver aqui as outras crónicas da Tailândia: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V.

2 pensamentos sobre “Parque Lumpini – Banguecoque

Deixe um comentário