Robalo no forno com batatas asadas e piso de poejos e coentros

Quase todo o peixe que agora comemos é de aquacultura. Não sou especialista, nem julgo saber distinguir pelo sabor ou aparência um peixe criado em mar alto de um criado num viveiro, mas calculo que os primeiros têm seguramente uma maior qualidade, poia a sua alimentação é a natural, e serão mais saudáveis. Os preços diferem bastante entre uns e outros sendo os de mar alto quase proibitivos. Contudo, há cada vez mais quem desconstrua essa ideia. No final da receita partilho um artigo muito interessante da Revista Visão, do ano passado, em que se contraria de algum modo os piores mitos sobre o peixe de aquacultura. Estamos sempre a aprender, e mais informados faremos seguramente melhores escolhas.

Cá em casa temos vindo a procurar comer muito mais peixe do que carne. Dizem os especialistas que os stocks do mar estão a acabar e a aquacultura é o futuro. Se queremos continuar a alimentar-nos de peixe as alternativas passam certamente pela aquacultura e, como diz o ditado, se não os consegues vencer junta-te a eles. 😉

Oxalá o controle e regulação desta matérias não sejam descuidados, e o equilíbrio e preservação dos ecossistemas, a par da preocupação com a saúde dos humanos, estejam sempre presentes.

O robalo é dos peixes que mais apreciamos. É muito saboroso, com uma carne muito branquinha e uma dose equilibrada de gordura que o deixa muito suculento. Presta-se a pratos tão distintos como a caldeirada, a sopa de peixe, assado no forno ou na brasa, com arroz…uma infinidade de opções.

A opção que trago é robalo assado no forno mas não da forma tradicional de peixe assado no forno (com molho). Diria que é mais “grelhado no forno”.

Ingredientes

  • 1 robalo (não foi escalado porque ficaria mais seco, mas quem preferir pode escalar)
  • batatas novas q.b.
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina vegetal
  • 1 limão pequeno
  • 1 ramo de alecrim

Para o piso

  • 1 ramo de poejos
  • 1 ramo de coentros
  • 2 dentes de alho
  • 1 dl de azeite
  • sal q.b.

Modo de preparação

Depois de limpo e bem lavado, tempere o robalo apenas com sal por dentro, na zona da barriga e regue por cima com um fio de azeite.

Leve ao forno em modo ventoinha com cuidado para que não asse demais. O truque para ficar suculento é deixar assar pouco.

Enquanto o robalo está no forno prepare o piso. Deite no almofariz os coentros, poejo e dentes de alho picados. Deite umas pedras de flor de sal por cima. Bata com o pilão até ficar tudo desfeito. Junte o azeite e envolve bem.

Depois de assado tempere o peixe com o piso.

Acompanhe com uma deliciosas batatinhas assadas nos forno e brócolos cozidos.

As batatas vão ao lume fazer uma breve pré-cozedura, depois são temperadas com manteiga, sumo (de 1/2 limão) e raspa de limão e alecrim e levam-se ao forno até ficarem douradinhas.

Bom apetite!

https://visao.pt/atualidade/sociedade/2023-04-07-sim-ou-nao-ao-peixe-de-aquacultura-mitos-e-verdades-2/

Deixe um comentário